Free Web Site - Free Web Space and Site Hosting - Web Hosting - Internet Store and Ecommerce Solution Provider - High Speed Internet
Search the Web

Melão

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias,água,hidratos de carbono,proteínas,gorduras,sais, vitaminas A,B1,B2,B5,C, potássio,sódio, cálcio,fósforo, ferro.

USO MEDICINAL : O melão maduro é tido como calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante, emoliente. Recomenda-se contra a gota, o reumatismo, o artritismo, a obesidade, a colite, a atonia intestinal, a prisão de ventre, as afecções renais, a litíase renal, a nefrite, a cistite, a leucorréia, a uretrite, a blenorragia.

O suco de melão é indicado no tratamento da febre tifóide e útil contra as mucosidades da garganta, do esôfago e do estômago, e contra a acidose.

As curas de melão são muitos indicadas contra a cirrose hepática, a hepatite, a icterícia, os cálculos biliares, a insuficiência hepática, e outras afecções do fígado.

Recomenda-se o melão as senhoras que sofrem do útero e dos ovários, se afirma que essa fruta elimina pólipos, coágulos de sangue, inflamações, irritações. úlceras e o sangue tóxico que circula pelo útero. O melão produz um efeito dissolvente e oxidante sobre o sangue que se acumula nos ovários e tende a  cicatrizar os vasos sanguíneos duma forma natural, portanto convém  as que sofrem de menstruações difíceis, como também na idade da menopausa, pois regenera o sangue e normaliza o fluxo sanguíneo.

As sementes do melão são tenífugas, como as da abóbora. Para expulsar a tênia. mastiga-se muito bem certa porção de sementes, pela manhã, em jejum, e , uma hora depois, toma-se um purgante.

Trituradas e preparadas em forma de orchatas, as sementes tem indicação nas inflamações do estômago, do fígado e do baço. nas disenterias, nos estados febris, nas inflamações das vias urinárias e na falta de apetite.

Contra as hemorróidas internas, é útil a introdução, no reto, de pedaços de melão cortados em forma cilíndrica.