Free Web Site - Free Web Space and Site Hosting - Web Hosting - Internet Store and Ecommerce Solution Provider - High Speed Internet
Search the Web

Figo-da-India

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas , gorduras, vitaminas A, B1, B2.

USO MEDICINAL : O figo - da - Índia (fruto) é considerado como adstringente (anti - diarréico e antidisentérico), peitoral, antiasmático, béquico.

Para combater as asma e outras afecções da vias respiratórias, come-se assado ao forno. 

O suco aproveita-se para fazer um bom xarope contra a tosse. Pelam-se alguns figos com a faca e garfo, tendo o cuidado de evitar os minúsculos espinhos que revestem a casca. Cotam-se em rodelas. Colocam-se numa vasilha. Cobrem-se com açúcar e deixam-se repousar durante  a noite. Pela manhã, coa-se para afastar as sementes, e toma-se as colheradas durante o dia.

Graças aos seus sais minerais, estas plantas, em decocção, tem efeitos diuréticos. De fato, aumentam a quantidade de urina, e como também aumentam a alcalinidade  da mesma, são úteis nos casos de inflamação da bexiga e da ureta, diminuindo a sensação das ardor quando há cistite e uretrite.

O decocto tomado em doses elevadas, favorece as evacuações intestinais, agindo, pois como laxante. Afirma-se também que expulsa os vermes intestinais. 

Os frutos têm ação semelhante. Quando se ingerem figos vermelhos , a matéria corante, que passa para a urina, parece ter propriedades anti-sépticas que lhes aumentam as qualidades terapêuticas.

A cactina, um alcalóide contido em algumas espécies, atua como tônico cardíaco, tornando mais amplas e mais fortes as contrações. Não é tóxico nem acumula seus efeitos, pelo que pode ser usado por algum tempo.