Free Web Site - Free Web Space and Site Hosting - Web Hosting - Internet Store and Ecommerce Solution Provider - High Speed Internet
Search the Web

Beterraba

 

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, sais, gorduras. Vitamina : A,B1,B2,B5,C. Potássio, sódio, ferro fósforo, cálcio, zinco, manganês.

USO MEDICINAL : A beterraba encerra valiosas propriedades medicinais, graças ao seu conteúdo em sais minerais, vitaminas, e açúcares.

para os quem tem durante anos cometido abusos contra o seu organismo, usando alimentos ácido - formadores em abundância e com freqüência, e que amiúde sofrem de prisão de ventre, a beterraba é um alimento indispensável, graças á sua ação laxativa e neutralizadora dos ácidos.

Dado ao seu conteúdo em ferro e cobre, a beterraba é mui útil a formação dos glóbulos vermelhos, Daí a sua importância contra a anemia.

A beterraba além disso, é rica em potássio, silício, sódio e cloro, e contém zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais, e cuja deficiência retarda o desenvolvimento do organismo. Encerra igualmente boa cota de manganês, elemento que serve para alimentar e fortalecer as glândulas de secreção interna ( as supra - renais, a tireóide, as paratireóides, a hipófise, a pineal, etc.) e para regularizar-lhes as funções.

A beterraba é ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado.

Em todos esses casos come-se crua, ralada, em forma de salada.

O suco da beterraba é um rápido e intenso construtor das plaquetas sanguíneas, bem como um transportador de oxigênio. É também, ao que se crê, um proveitoso estimulante natural do coração, em virtude do seu elevado conteúdo e sais de potássio e manganês, necessários ao fortalecimento dos músculos do coração.

Esse suco.... também é bom para combater o reumatismo e a artrite, para fortalecer os tendões, e para conferir ao organismo resistência contra as enfermidades. Os que sofrem de anemia simples ou perniciosa, ou de clorose, etc., podem igualmente beneficiar-se com esse excelente suco mineralizador. . . 

O açúcar de beterraba possui propriedades medicinais muito úteis : Dissolvido em água é uma bebida calmante, muito benéfica nas enfermidades inflamatórias, na febre e na tosse. É também excelente para os biliosos. Ajuda a pessoa a restaurar-se de emoções violentas, como o medo, a ira, etc. Tomado em seguida á refeição, facilita a digestão, impede o azedume do estômago e evita as eructações.

As folhas de beterraba, em forma de cataplasmas, com um pouco de gordura, são empregadas, como refrescantes, nas escoriações da pele e nas inflamações em geral.

O suco da beterraba é tônico, refrescante e diurético. Combate a litíase vesical, descongestionando as vias urinárias.

Para os que tem pedras na bexiga, boa receita é esta : ferver uma beterraba e, do caldo, tomar 3 cálices por dia.

Para os que sofrem dos rins, ou das vias urinárias, a beterraba, juntamente com a cebola. é um remédio eficaz.

Para combater a tosse das crianças, corta-se a beterraba em rodelas finas, que se pões numa tigela. com açúcar por cima. Deixa-se durante a noite ao sereno. De manhã escorre-se o xarope que se forma e dá-se de beber aos petizes que estejam com tosse.